O estúdio Build a Rocket Boy, responsável pelo ambicioso MindsEye, iniciou um processo de demissões em massa após o lançamento conturbado do jogo. Segundo fontes do portal IGN, a empresa deu início a um período de consulta de 45 dias, exigido por lei no Reino Unido quando há previsão de mais de 100 demissões em um intervalo de 90 dias.
Lançamento problemático e queda de reputação
MindsEye, lançado em 10 de junho de 2025, foi duramente criticado por problemas técnicos, bugs e desempenho instável. O jogo rapidamente se tornou um dos títulos pior avaliados do ano, com notas de 38 no Metacritic para PC e 28 para PS5, além de avaliações “majoritariamente negativas” no Steam.

Impacto nas operações do estúdio
Com cerca de 300 funcionários no Reino Unido e 200 no exterior, a Build a Rocket Boy enfrenta incertezas quanto à continuidade de seu roadmap pós-lançamento, incluindo o prometido modo multiplayer. A empresa ainda não confirmou oficialmente o número de funcionários afetados, mas o processo de consulta indica que mais de 100 colaboradores podem ser desligados.
Reações e medidas emergenciais
Após o lançamento, o estúdio cancelou transmissões patrocinadas e emitiu um pedido público de desculpas, afirmando estar “de coração partido” com a recepção negativa. Hotfixes emergenciais foram lançados para corrigir falhas críticas, mas a base de jogadores despencou — de um pico de 3.302 usuários simultâneos no Steam para apenas 130 em 24 horas.
O futuro de MindsEye e do estúdio
Ainda não está claro como as demissões afetarão o suporte contínuo ao jogo ou o desenvolvimento de Everywhere, outro projeto ambicioso do estúdio. A situação levanta dúvidas sobre a viabilidade da Build a Rocket Boy em manter sua estrutura atual e cumprir suas promessas aos jogadores.